Corporate Technologies

 

Gestão do Imobilizado
 
O papel da Gestão do Imobilizado na Gestão Administrativa
Esta aplicação alimenta, por integração automática, os dados a imputar na Contabilidade Geral e Analítica e completa a informação por esta prestada, através de um conjunto de mapas oficiais e estatísticos. Efectua o cadastro exaustivo dos bens do imobilizado da empresa e configura todas as tabelas anexas que permitem o cálculo automático das suas amortizações e reavaliações. Além disso, as transacções relativas às Aquisições e Alienações de bens do imobilizado recaem directamente na aplicação de Contas Correntes, por integração dos seus valores nas fichas de Outros Devedores e Credores e/ou Fornecedores de Imobilizado. É por isso mais uma peça essencial do sistema integrado de gestão GESTWARE.
 
 
Linhas Gerais da Aplicação
 Movimentos de imobilizado em Euros ou Moeda Alternativa e extracção de mapas em qualquer uma destas moedas.
 
 Ficha completa dos Bens de Imobilizado da empresa, paginada segundo critérios lógicos que facilitam a detecção e manipulação de um determinado campo.
 
 Tabelas associadas que permitem definir os enquadramentos legais relativos a cada bem, nomeadamente:
    Tabelas de Taxas de Amortizações, subdivididas por Tabelas Gerais, Divisões e Grupos de imobilizado
    Tabela dos Decretos de Reavaliação
    Tabela de Coeficientes de Desvalorização, para cálculo do valor das reavaliações relativo a um determinado ano
    Tabela dos Ajustes Fiscais que se podem aplicar a determinadas categorias de bens
    Tabelas de Estabelecimentos, Localizações e Centros de Custo a atribuir a cada bem individualmente
    Tabela de Outros Devedores e Credores para lançamento de aquisições e alienações de bens e sua integração na Contabilidade e nas Contas Correntes
    Tabela de Contas de Imobilizado, especificando a conta do POC de Imobilizado a atribuir a cada bem e sua reflexões pelas contas de Amortizações do Exercício e Acumuladas, Mais e Menos Valias e Abates
 
 Possibilidade de estorno de qualquer dos movimentos já realizados em cada bem, com eliminação automática dos movimentos estornados.
 
 Configuração pelo operador do tipo de integração desejado para cada movimento de imobilizado (Aquisições, Amortizações, Reavaliações e Alienações). Pode-se activar ou desactivar a integração automática de cada um destes processamentos na Contabilidade e nas Contas Correntes GESTWARE.
 
 Número ilimitado de anos em linha. Todos os Mapas e processamentos podem ser referidos a qualquer data. A rotina de Fecho de Ano existente na opção de Utilitários destina-se apenas a actualizar a informação visível nos acumulados da ficha de Bens do Imobilizado e o ano corrente da aplicação, não impedindo a extracção de qualquer mapa relativo ao ano a fechar.
 
 
Movimentação
 Introdução dos valores de Aquisições e das grandes Reparações dos bens de imobilizado. Integração automática na Contabilidade (contas de Imobilizado, IVA e Outros Devedores e Credores) e nas Contas Correntes.
 
 Cálculo das Amortizações e Reintegrações dos bens de imobilizado, seleccionados segundo diversos critérios (códigos de bens, estabelecimentos e tabelas anexas). Integração automática nas contas de Reintegrações do Exercício e Acumuladas da Contabilidade por contrapartida da respectiva conta de Imobilizado.
 
 Reavaliação de bens do activo imobilizado, por código de Decreto de Reavaliação. Este processamento pode também ser filtrado pelos mesmos critérios das reintegrações. Integração automática na Contabilidade dos valores das reservas de reavaliação.
 
 Abates e Alienações de bens, com integração automática na Contabilidade e nas Contas Correntes. Cálculo e processamento contabilístico de Mais ou Menos-Valias. Possibilidade de criação automática de novo bem e de alienação parcial quando o número de elementos que constituem o bem a alienar é superior a 1.
 
 Plano Financeiro de Rendas e Encargos, com cálculo automático do Capital em dívida, Rendas, Encargos e Amortização de cada período para cada situação de financiamento externo visando a aquisição de bens do imobilizado. Os cálculos são efectuados a partir da indicação do Capital a financiar, da Taxa de Juro, da Data inicial do empréstimo e do número de períodos.
 
 Introdução manual de valores acumulados (já processados em outras aplicações).
 
 
Mapas Oficiais e de Exploração da Gestão do Imobilizado
Qualquer dos Mapas seguintes pode ser pedido em qualquer moeda e para qualquer intervalo de datas. À semelhança dos documentos, todos os Mapas podem ser livremente reconfiguráveis pelo utilizador, quanto ao seu desenho e aos dados a incluir.
 Mapas Oficiais
    Mapas de Reintegrações e Amortizações (Modelos 32.1 e 32.2 e Modelos 33.1 a 33.19)
    Mapas da Reavaliação (Modelos 34.5 e 34.6)
    Mapa das Mais e Menos-Valias (Modelo 31)
    Mapa dos Contratos de Locação Financeira anteriores a 1993 (Modelo 40)
 
 Mapas de Exploração
    Inventário de Imobilizado, agrupando os Bens segundo diversos critérios alternativos (Anos de Aquisição ou de Início de Utilização, Classificação fiscal ou Conta de Imobilizado, Estabelecimento, Localização ou Centro de Custo)
    Movimentos de Aquisição e Reparação
    Movimentos de Amortização e Reintegração
    Movimentos de Reavaliação
    Movimentos de Alienação e Abate
 
 
Outras Características
 Disponível em Windows 7, Vista e XP ou Windows 2008 R2, 2008, 2003 e 2000 Server.
 
 Internacional - Capacidade de tradução para qualquer língua pelo próprio utilizador.
 
 Multiutilizador e Multiempresa.
 
 Protecção por Sigla e Senha de entrada, exclusivas de cada utilizador autorizado.
 
 Possibilidade de acesso a qualquer opção do programa através do teclado.
 
 Mapas e listagens configuráveis pelo utilizador, recorrendo a um editor visual apropriado.
 
 Ajuda em linha e Manual completo das aplicações em formato Microsoft HTML Help.
 
 Visualização de qualquer tabela associada a uma opção do programa, através da tecla F9, do duplo click do rato ou de um botão de consulta.
 
 Exportação dos dados da aplicação para as principais Folhas de Cálculo, Bases de Dados e Processadores de Texto disponíveis no ambiente Windows.
 
 Interface amigável com o utilizador, uniforme em todo o sistema GESTWARE, possibilitando uma rápida aprendizagem da aplicação.
 
 Sistema standard de Menus e manuseamento de dados, compatível com a norma da programação em Windows.
 
 Modular - Cada aplicação pode ser adquirida isoladamente, sendo imediatamente activadas as capacidades de integração, logo que outro módulo a ela se junte.
 
 

Windows 7, Vista, XP, 2008, 2003 e 2000 são marcas registadas da Microsoft.
Outros produtos e nomes de empresas aqui mencionados podem ser marcas registadas dos respectivos proprietários.